Tornando o varejo mais inteligente

Experiência de compra, o ouro da nova era

Homem usando múltiplas telas, se conectando a diversas coisas digitalmente

A forma de fazer negócio, os hábitos das pessoas e maneira de interagir com elas mudou. Você já está adaptado a essa nova realidade?

Ficou para trás o tempo onde ter o melhor produto era sinônimo de sucesso nas vendas. Atualmente um atendimento personalizado e que impressione o consumidor é a principal estratégia do varejo. E isso envolve a forma de atrair o cliente, emocioná-lo e de despertar nele o desejo de adquirir o produto.

O que é?

A experiência de compra é uma estratégia do varejo que coloca o cliente no centro das atenções, tornando a compra cada vez mais personalizada e marcante!

Em outras palavras, a experiência de compra é um conceito que vai muito além do “simples comprar”. Na verdade, o objetivo é fazer o consumidor ser impactado e criar um vínculo emocional com a marca.

Embora trabalhar aspectos sensoriais entregue uma experiência de compra diferenciada, o objetivo da empresa é possibilitar uma experiência completa, afinal não encontrar o que procura, ser mal atendido ou ter o carro arranhado no estacionamento também faz parte dessa experiência de consumo. Assim, todo tipo interação do cliente com a empresa ajuda a criar a sua percepção sobre a experiência de compra.

Veja alguns dos elementos que influenciam nesse processo:

Ilustrações para os elementos: Ambiente do PDV, Aspectos visuais e arquitetura, Relacionamento do cliente com os produtos e a equipe, Interações sensoriais, Preço e variedades de produtos de acordo com as expectativas, Diversão durante a compra, Operação sem falhas, Inovação, Atendentes treinados, cativantes e motivados

Por que se importar

As formas com que o consumidor interage com sua empresa determina se ele voltará ou não.

Imagine a situação: você decide conhecer um novo restaurante e no momento que vai pagar, passa em sua cabeça que você não vai retornar mais lá.

Foi o tempo de espera, o serviço, a comida ou o banheiro?

Não importa se você é um restaurante ou uma operação B2B. Estar pronto para corresponder com a expectativa do cliente e entender onde as expectativas não estão sendo atendidas é fundamental para entregar uma experiência de compra positiva.

Uma diferença crucial com a qual nos deparamos quando comparamos experiências físicas e digitais é que a última está em constante mudança. A beleza e o desafio de uma empresa que coloca digital em seu core é a possibilidade de fazer ajustes e movimentos rápidos, interações constantes e evoluções mensuráveis.

Como melhorar a experiência de compra do seu cliente

Embora o consumidor esteja cada vez mais conectado a diversos canais e faça diversas pesquisas para conhecer as melhores opções de compra, a experiência de compra no PDV continua exercendo uma forte influência na sua decisão final. Exatamente por isso, ela precisa ser melhorada constantemente.

Para entregar aquilo que o comprador realmente deseja as empresas estão:

Ilustrações para os itens: 1. Satisfazendo e até superando as expectativas do consumidor — isso exige uma reflexão profunda sobre a identidade do cliente; 2. Entregando uma experiência sem estresse e sem esforço para o consumidor — aqui é importante fazer um planejamento minucioso; 3. Oferecendo diferenciais e ações com forte apelo — o engajamento social é uma boa oportunidade, nos dias atuais; 4. Personalizando o atendimento — o cliente precisa estar no controle e se sentir bem tratado.

Amplie os resultados do seu negócio e, junto com o UOL DIVEO, promova uma transformação na forma como seu consumidor interage com sua marca.

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