Tornando o varejo mais inteligente

Consumer Insights, um alicerce para inovação

Rosto de uma mulher sobreposto por nodos e linhas

Os *insights* dos seus clientes levam a um planejamento estratégico voltado ao consumidor, e gera ações inovadoras.

O que é?

Consumer Insights é uma apuração mais profunda sobre motivações, valores e desejos do consumidor. Na verdade, um apanhado-chave de sentimentos para a elaboração de estratégias diferenciadas e assertivas de negócios. É um caminho para penetrar nos corações e mentes dos consumidores.

É como uma grande bússola para tomadas de decisão em marcas, produtos e serviços, portanto, poderosa arma na guerra por melhor atendimento e experiência do usuário.

Essa estratégia pode ser aplicada em campanhas publicitárias e até mesmo na criação de produtos e serviços nos mais variados segmentos do varejo, ajudando a aprimorar vendas, pós-vendas ou ainda gerar novos negócios.

Com toda a certeza, essa estratégia contribui com mais segurança para o alcance dos objetivos de uma organização em tempos de transformações. O Costumer Insights é uma potente ferramenta de entendimento do consumidor.

Por que se importar

Hoje, não basta ser especializado apenas em produtos e serviços para conquistar e reter o consumidor. É preciso ser especializado em pessoas, no seu comportamento e expectativas.

Para isso, é necessário ir além do conhecimento do comportamento: saber o porquê de ele se comportar de uma forma e não de outra. É a interpretação dos dados, levando à informação mais profunda e valiosa para as estratégias. O pulo do gato é a sensibilidade aliada ao conhecimento técnico e científico.

Ilustração vetorial com um checklist saindo da tela de um computador. Na imagem, mini-homens de terno trabalham na lista e em seus computadores

Essa é a essência atual, apoiada em consumer insights, revelando valores, motivadores e desejos desse cobiçado personagem: o consumidor. Este que está a cada dia mais empoderado pelo livre e rápido acesso às informações, impulsionado pelo atual cenário digital. Ele deseja ser surpreendido e tratado de maneira única. Essa personalização ganha força quando a abordagem consegue mexer com suas emoções.

Como obter insights dos seus clientes

Para obter insights de consumidores existem várias frentes. Um estudo da Ipsos, empresa global de pesquisa e de inteligência de mercado, mostra que equipes multidisciplinares são essenciais para entender de maneira mais profunda o consumidor. Isso porque por meio de pessoas com habilidades e competências diferentes, é possível ter uma visão 360° do seu comportamento, que geram insights consistentes sobre o consumidor.

As pesquisas são outros geradores de informações inusitadas, porque trazem dados-chave para o consumer insights e possibilita imaginar o que se passa na cabeça do consumidor. Centrais de atendimento como call center e contact center também são canais importantes para captar dados valiosos. Os atendentes podem ser importantes informantes do sumo para insights.

Outro dínamo de insights são as redes sociais. Fanpages de marcas de sucesso são exemplo disso, que promovem a interação com os clientes, que expressam suas opiniões de maneira livre e espontânea. Toda a jornada de construção de insights leva a um planejamento estratégico mais seguro, totalmente voltado ao consumidor, um alicerce para gerar ações inovadoras.

Que tal começar a coletar agora o insight dos seus consumidores? Converse com o UOL DIVEO e abra um novo leque de possibilidades.

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